Para quem deseja iniciar o desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone primeiramente deve saber qual versão deseja suportar. Assim como em outras plataformas os sistemas mais recentes suportam as aplicações antigas, porém o contrário não é valido. Uma aplicação criada para Windows Phone 7 vai funcionar nas atualização de Windows Phone 7.5, 7.8, 8, 8.1, 9… Já uma aplicação criada para a versão 8.1 não funcionará nas anteriores. 🙁 Pensando nisso recomendo desenvolver para as versões mais antigas caso sua aplicação não for fazer uso das novas tecnologias lançadas nas ultimas versões.

Decidido isso é hora me configurar o ambiente de desenvolvimento instalando as ferramentas. Basicamente serão necessários o Visual Studio e SDK do Windows Phone. Mas preste a atenção nessa hora: Com o Windows 7 somente conseguimos desenvolver para o Windows Phone 7. No desenvolvimento para Windows Phone 8 é necessário o Windows 8. Neste caso, aproveita que está com a cabeça aberta para um novo mundo Mobile e atualiza seu computador também 😉 Abaixo estou colocando os SDKs que podem ser instalados juntamente com o Visual Studio:

  • Visual Studio 2010 -> Windows Phone SDK 7.0 e 7.5
  • Visual Studio 2012 -> Windows Phone SDK 7.5 e 8.0
  • Visual Studio 2013 -> Windows Phone SDK 8.1

Se você ainda está pensando em continuar com o Windows 7 e criar uma máquina virtual com Windows 8 já lhe adianto que não será mil maravilhas. Os emuladores do SDK 7 precisam somente de Direct X o que os fazem funcionar em quase todos ambientes. Entretanto os emuladores dos SDKs 8 utilizam virtualização, ou seja, criam no Hyper-V uma máquina virtual de Windows Phone. Isso dentro de uma máquina já virtual não funciona. Você terá a ferramenta instalada porém não conseguirá testar, a não ser que tenha um aparelho e toda hora teste o app nele.

Uma solução que utilizo para quem não quer abadonar o Windows 7 e deseja tirar proveito do Windows 8 para o desenvolvimento é a utilização de boot via VHD. Nessa solução criamos uma máquina virtual, porém rodamos ela a partir do hardware físico de nossas máquinas. Assim não há concorrência de desempenho.

Espero que essas dicas os ajudem a não ter problemas ao iniciarem. Até mais o/