Olá pessoal.

A Microsoft acaba de lançar o Visual Studio Code versão preview, que é um editor de códigos cross-plataform com todos os recursos necessários para um desenvolvimento de qualidade, inclusive a utilizção de Debug. Está disponíveol para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Todo o poder de um editor de códigos com o intellisence, syntaxhighlighting, auto identação, entre outras features estão presentes além da utilização de vários atalhos no teclado, lembrando muito o famoso editor Sublime Text.

Alguns dos atalhos disponíveis:

  • Ctrl + E: facilita a navegação nos arquivos. Basta digitar o nome do arquivo ou suas inicias e apertar <Enter> para que o mesmo seja aberto
  • Ctrl + Shift + P: Exibe todos os comandos disponíveis e seus atalhos. Selecionado um comando e pressionando <Enter> acionará sua execução
  • Ctrl + O:  Abre o dropdown de comandos genéricos. Um recurso interessante é a utilização deste comando associado com alguns símbolos. Se uma classe estiver aberta no editor e esta possuir alguns métodos como Login, Voltar, Processar, etc e você desejar navegar entre algum método desta classe basta acionar o atalho Ctrl + O, digitar o símbolo “@” e logo em seguida o nome do método, como exemplo “@Login” e pressionar a tecla <Enter>. O cursor será localizado na assinatura do método. É um recurso muito interessante para navegar em classes com muitos métodos.

Estes comandos e muitos outros estão disponíveis no site do editor:

https://code.visualstudio.com/Docs/whyvscode

Confiram também um ótimo tutorial disponível no link abaixo:

http://www.johnpapa.net/getting-started-with-visual-studio-code/