Após desenvolver meu primeiro serviço usando o Windows Communication Foundation (WCF), e isso já faz algum tempo, logo percebi que para testar havia uma “burocracia” bem diferente daquilo que estava habituado quando desenvolvia webservices comuns e bastava acessar uma página via HTTP e clicar no miserável botãozinho “INVOKE” e quando necessário preencher os campos com os valores dos parâmetros de entrada e pronto! Você via logo o retorno, podia debugar no visual studio a execução step by step do método em execução… uma maravilha!

Alguns minutos depois de começar a criar um novo website na minha solução só para testar (eu sei… também pensei que era um absurdo)… resolvi pesquisar por “WCF Client Test”, e como já esperava, a microsoft não só já tinha pensado no meu problema ao desenvolver um projeto usando WCF como ela já havia colocado o programinha com o sugestivo nome: WcfTestClient.exe no visual studio para mim. E descobri isso clicando no primeiro link que o google me mostrou.

Para executá-lo basta abrir o prompt do visual studio (normalmente fica num caminho como este):

  • C:\Program Files\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\
  • Digitar: WcfTestClient.exe
  • Apertar “Enter”

Imediatamente o programa vai aparecer para você:

  • Clique em File > Add Service
  • E informe o “endpoint” do seu WCF.

O “endpoint” é aquele endereço que fica em destaque quando você manda executar o seu projeto WCF Service. Mais ou menos como estes aqui:

Assim que você configurar o “endpoint” você verá a lista de métodos disponíveis no seu serviço WCF à esqueda. Quando você clicar no método uma aba vai ser abrir à direita com os parâmetros para você informar (caso seja necessário) e o nosso famigerado botãozinho “INVOKE”.

Quando você executar o seu método o WCF Cliente irá mostrar o retorno de maneira semelhante ao QuickWatch do visual studio.

Prontinho. Agora é só desenvolver.